Como funciona um aparelho de anestesia e quais suas características?

aparelho de anestesia
4 minutos para ler

O aparelho de anestesia também é conhecido na rotina hospitalar como Estação de Trabalho de Anestesia. Atualmente, devido às inovações tecnológicas aplicadas nesses equipamentos, eles são compostos por vários itens cujas funções se complementam. Logo, quem atua nesse ramo precisa entender profundamente como funcionam tais aparelhos.

Por isso, vamos apresentar as principais informações a respeito do aparelho de anestesia. Veja quais são os principais tipos existentes no mercado e como esses equipamentos funcionam. Além disso, você vai saber quais são as suas características e como adquirir um aparelho de acordo com a necessidade da sua instituição. Acompanhe!

Para que serve o aparelho de anestesia? 

O aparelho de anestesia serve para substituir a ventilação pulmonar do paciente submetido a anestesia geral. Além disso, também é responsável pelo aporte de gases anestésicos para os pulmões e manutenção da anestesia geral inalatória. Ou seja, a principal diferença entre um carrinho de anestesia e um ventilador é um sistema de adição de halogenados (anestésicos) no ar inspirado dentro de um sistema circular fechado com absorvedor de gás carbônico. 

Nos dias atuais, as estações de anestesia são elaboradas com tecnologias que empregam algoritmos computadorizados para facilitar o dia a dia do profissional. Portanto, saber o funcionamento desses equipamentos hospitalares é crucial para adotar o recurso mais indicado de acordo com o tipo de cirurgia.

Quais seus principais componentes?

Esses equipamentos têm como base sistemas de condução de gases, ventiladores e mecanismos antipoluição. Também dispõem de monitores apropriados para avaliar a função fisiológica e averiguar os sinais vitais do paciente. Simultaneamente, isso permite o monitoramento do fluxo de gases inspirados e expirados e a avaliação precisa da capacidade respiratória.

Listamos os principais componentes do aparelho de anestesia. Confira!

Fluxômetro

O fluxômetro determina o volume de gases frescos que será administrado. Nesses casos, os gases utilizados são oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso.

Powered by Rock Convert

Sistema respiratório

Sistema que permite a ventilação artificial de acordo com as modalidades ventilatórias disponíveis.

Vaporizador Anestésico

O vaporizador transforma o anestésico líquido em vapor. Essa modificação é necessária para que o anestésico adquira as condições químicas ideais para ser absorvido pelas vias aéreas do paciente.

Como escolher um bom aparelho de anestesia?

Os profissionais de saúde devem estar atentos à escolha de um equipamento de acordo com o perfil da instituição. Na Sinal Vital, há duas excelentes opções de aparelhos de anestesia disponíveis. Todos apresentam desempenho aprimorado e funcionalidades que otimizam a rotina hospitalar. Confira!

WATO EX-35 da Mindray

O WATO EX-35 da Mindray tem uma tela sensível ao toque (touch) e foi elaborado para tornar a sua vida muito mais fácil. Esse equipamento foi desenvolvido com um sistema de anestesia rico em recursos e projetado com base nos princípios de ergonomia para garantir maior bem-estar ao paciente.

Ele é ideal para procedimentos que necessitam de intervenção cirúrgica por períodos prolongados, pois evita situações de estresse ou fadiga desnecessária. Com um menu facilitado e de fácil ajuste, o novo WATO EX-35 torna a rotina muito mais dinâmica e tranquila.

WATO EX-65 da Mindray

O novo WATO EX-65 chegou para inovar e levar o WATO EX-65/55 para um nível ainda mais avançado. Equipado com tecnologias específicas, ele tem um sistema de ventilação inteligente já acoplado aos recursos de monitoramento, suporte e controle. O WATO EX-65 tem um software de cálculo de insumos anestésicos, e o usuário pode contar com uma interface intuitiva e eficiente.

Como você viu, no Brasil há diferentes tipos de aparelho de anestesia. Eles variam conforme o modelo, marca, procedência e investimentos tecnológicos. Com o avanço da tecnologia na área médica, o setor de anestesia obteve ganhos substanciais, o que influencia positivamente a segurança dos procedimentos e a qualidade da assistência à saúde.

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em equipamentos médico-hospitalares!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário