Quais são os aparelhos de UTI que devem estar sempre disponíveis no hospital?

aparelhos de uti
4 minutos para ler

O surgimento das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no Brasil, na década de 1960, foi um dos maiores progressos para a medicina nacional. A partir de então, viu-se a necessidade de separar os pacientes de acordo com a gravidade de cada um, tratando-os da maneira adequada e elevando as chances de recuperação.

Nas unidades de terapia intensiva, onde ficam os casos de maior complexidade, é preciso combinar uma equipe multidisciplinar com aparelhos de UTI de alta qualidade. Dessa forma, o hospital consegue monitorar o paciente para fazer as intervenções necessárias. Todos os procedimentos realizados necessitam de muita segurança, portanto, investir em bons equipamentos é o ideal para preservar os pacientes.

Alguns deles são fundamentais para o bom funcionamento da UTI, e ainda que sejam um alto investimento, podem trazer retornos ainda maiores para o hospital. Quer saber quais são esses equipamentos? Confira!

Desfibrilador

O desfibrilador é um aparelho bem conhecido, até mesmo, pelos leigos. É usado em casos de parada cardiorrespiratória, para retomar o ritmo cardíaco do paciente.

O equipamento emite uma carga elétrica que reorganiza as células que estão se comportando de forma irregular. Assim, é possível reverter o problema em tempo hábil, fazendo com que o coração volte a funcionar normalmente.

Oxímetro

O oxímetro avalia, de forma rápida e indolor, a frequência cardíaca e o nível de oxigênio presente no sangue do paciente. O aparelho apresenta as quantidades quando entra em contato com determinadas partes do corpo, como o pulso, o dedo, ou os lóbulos da orelha.

Por meio do uso do oxímetro, o profissional de saúde tem o auxílio para realizar intervenções respiratórias.

Ventilador pulmonar

O ventilador pulmonar é um equipamento essencial para a manutenção da vida de pacientes com insuficiência respiratória. Devido à pandemia da COVID-19, a sua importância ficou ainda mais evidente.

Powered by Rock Convert

Se a pessoa em tratamento não consegue respirar sozinha, o aparelho é usado para substituir o movimento natural da respiração – ventilação invasiva – garantindo a circulação de oxigênio no corpo. Lembrando que existe a opção de ventiladores que realizam a ventilação não-invasiva como terapia para casos clínicos onde não há a necessidade de intubação.

Ultrassom

Por meio da absorção de ondas sonoras de alta frequência, o ultrassom captura imagens do interior do corpo humano em tempo real.

Aparelhos de ultrassonografia disponíveis na UTI evitam o deslocamento do paciente para a realização de exames de imagem. Dessa forma, economiza-se tempo no tratamento, o que pode salvar vidas.

Monitor

O monitor realiza o acompanhamento dos sinais vitais do paciente, como a frequência cardíaca, pressão arterial, saturação do oxigênio etc. Caso ocorram alterações inesperadas, o aparelho emite alarmes que avisam a equipe médica.

Ele é importante para a monitorar a estabilidade, e auxiliar no tratamento mais adequado do paciente.

Terapia de alto fluxo

A dispneia aguda (falta de ar) e a baixa oxigenação do sangue são problemas recorrentes nas UTIs. Uma nova abordagem que tem sido utilizada é a terapia de alto fluxo, feita por meio de cânulas nasais, estas, levam conforto respiratório para pacientes hipoxêmicos em respiração espontânea. É um método não-invasivo, com eficácia comprovada.

Como comprar bons aparelhos de UTI?

Cada aparelho de UTI tem uma função indispensável, como visto. Por esse motivo, é necessário que a compra deles seja feita com segurança. A Sinal Vital está há 15 anos no mercado, vendendo equipamentos certificados pelos órgãos reguladores. Nosso suporte é ágil, e acompanhamos o cliente também no pós-venda.

Trabalhamos sempre com marcas de alto padrão de tecnologia, que estão entre as melhores do mercado. Conosco, o gestor hospitalar encontra todos os equipamentos de UTI essenciais, além de novidades da área com eficiência comprovada.

Precisa comprar os melhores aparelhos de UTI? Entre em contato com a Sinal Vital!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário