Certificação ONA: o que é, qual sua importância e como obtê-la?

certificação ona
4 minutos para ler

A certificação ONA é uma forma de reconhecer a qualidade dos serviços e o atendimento a alguns critérios essenciais à segurança dos serviços de saúde— como a assepsia dos equipamentos. Por meio do sistema de acreditação, instituições hospitalares, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos e odontológicos podem receber essa certificação.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja o que é a certificação ONA e qual a sua importância tanto para as organizações como para os profissionais de saúde e pacientes. Confira, ainda, como a sua instituição de saúde pode obtê-la! Boa leitura!

O que é a certificação ONA?

A sigla “ONA” significa Organização Nacional de Acreditação. Essa organização funciona como um núcleo não governamental, autônomo, sem fins lucrativos e que objetiva avaliar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelas instituições privadas no Brasil.

Vale destacar que o processo de acreditação não está associado a nenhum outro órgão fiscalizador ou autorizador de funcionamento. Tanto que ele é atrelado a três princípios:

  • tem caráter voluntário: precisa ser solicitado pela própria organização interessada;
  • tem periodicidade: após o prazo de validade do certificado, uma nova avaliação é necessária;
  • é de caráter sigiloso: nenhuma informação obtida pela ONA poderá ser divulgada.

Qual a relevância da certificação ONA?

Ao conquistar a certificação ONA, a organização de saúde passa a integrar um seleto grupo que sinaliza ao usuário de seus serviços o compromisso com padrões de qualidade e segurança.

Além disso, outros aspectos favoráveis à credibilidade são:

Powered by Rock Convert
  • os pacientes terão mais segurança na realização de consultas e procedimentos;
  • os médicos se sentirão mais confiantes em compor a equipe de uma organização acreditada por sua notoriedade e excelência;
  • essa percepção será extensiva aos parceiros e fornecedores, que terão mais segurança para fazer negócios com entidades reconhecidas pela ONA;
  • oportunidade de melhores acordos entre a instituição e os planos de saúde.

Qual é a importância de ser um hospital acreditado pela ONA?

Receber a certificação ONA significa que o hospital está em consonância com os protocolos sanitários exigidos pelos padrões de segurança da entidade certificadora. Durante a avaliação, a instituição de saúde precisa atender aos critérios determinados pela Organização Nacional de Acreditação — como qualidade, credibilidade, legitimidade, ética e resultados satisfatórios.

Ter essa acreditação significa:

  • priorizar, de forma voluntária, a manutenção da qualidade dos serviços prestados;
  • manter o processo de educação continuada dos profissionais;
  • melhorar, continuamente, a qualidade da assistência;
  • aprimorar o nível de gerenciamento da instituição.

Como receber a acreditação ONA?

Quando uma instituição de saúde decide se submeter à acreditação ONA, ela deixa claro que tem interesse em rever os seus padrões de trabalho, promover meios de crescimento para as equipes e repensar os seus processos internos.

No entanto, para receber a certificação, é essencial ter equipamentos corretamente calibrados, já que a calibração é um dos principais itens de segurança nos procedimentos realizados pelo paciente. Além disso, é de suma importância que esses equipamentos recebam manutenção preventiva e sejam constantemente vistoriados por técnicos competentes.

No site da ONA, os principais critérios para a acreditação são:

  • ser legalmente constituída há um ano, no mínimo;
  • apresentar licença sanitária e alvará de funcionamento;
  • ter registro assinado pelo responsável técnico.

Como você pôde notar, o processo de acreditação exige mudanças e adaptações voltadas para a melhoria continuada dos serviços oferecidos ao público. Logo, a certificação ONA é sinônimo de trabalho de qualidade e eficiência em prol de resultados cada vez mais satisfatórios.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba nossas publicações diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário