6 EPIs médicos essenciais para a atuação em hospitais e clínicas

epis médicos
4 minutos para ler

Um hospital ou uma clínica médica apresentam riscos e, por isso, demandam cuidados e Equipamentos de Proteção Individual. Os EPIs médicos são fundamentais para evitar o contato com agentes contaminantes, seja pelo meio físico ou pelo ar. O uso desses materiais deve ser rotina na instituição para resguardar a saúde dos colaboradores e dos pacientes.

Por isso mesmo, alguns equipamentos são de uso obrigatório, como regulado na norma NR 32, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, é necessário monitorar constantemente a correta utilização, bem como assegurar que eles sejam armazenados e manipulados de forma adequada. Cada área hospitalar necessita de equipamentos específicos, de acordo com os riscos a ela associados.

Neste post apresentamos os 6 EPIs médicos que não podem faltar em um hospital ou clínica médica. Acompanhe!

EPIs médicos e suas finalidades

É bom destacar que existem diversos modelos de EPIs, que podem ser empregados com diferentes finalidades. Os equipamentos podem variar de acordo com a rotina de cada profissional e os riscos a que eles se submetem. Sem contar que a eficácia vai depender da forma como os EPIs são armazenados e usados, com a correta higiene das mãos.

1. Luvas

Praticamente todos os procedimentos na área da saúde devem ser feitos com luvas descartáveis. Elas são importantes na hora de evitar o contato direto das mãos com agentes contaminantes, protegendo também os pacientes de infecções. Para tanto, é fundamental que elas sejam estéreis e colocadas corretamente após a higienização completa das mãos.

2. Óculos de proteção

Os óculos de proteção são usados para impedir que secreções entrem em contato com os olhos quando há risco de respingo. Dessa forma, são utilizados em laboratórios, salas de procedimentos e centros cirúrgicos, protegendo os olhos de todo tipo de contaminante.

Powered by Rock Convert

3. Avental

Os aventais são EPIs médicos usados tanto pelos colaboradores de um hospital quanto pelos pacientes antes e durante um procedimento. Também servem para evitar o contato direto com fluidos e secreções, protegendo contra a contaminação.

4. Máscara cirúrgica

A máscara é usada para prevenir a contaminação dos colaboradores por agentes que se espalham pelo ar ou por secreções. Elas ainda protegem os pacientes, uma vez que impedem a passagem de saliva e outros fluidos durante o contato com os profissionais de saúde.

5. Sapatos fechados

Os sapatos e botas usados como EPIs médicos são bem fechados e feitos em material bastante resistente. Assim, protegem os colaboradores de incidentes diversos, desde acidentes físicos, como a queda de um equipamento até o derramamento de algum fluido.

6. Touca

Por fim, a touca é um equipamento de proteção usado para evitar a queda dos fios de cabelo durante a realização de um procedimento. Ele é muito importante e deve ser usado em praticamente todos as áreas do ambiente hospitalar a fim de evitar contaminações.

Na maioria dos procedimentos, devem ser colocados primeiro o avental, depois a touca, em seguida a máscara, os óculos de proteção e, por último, as luvas. Além disso, o ideal é que os equipamentos sejam de qualidade, fornecidos por empresas com uma boa reputação. Ao escolher, é bom avaliar se os materiais atendem a todos os critérios estabelecidos pela Anvisa e tenham tecnologias que garantam o conforto e a proteção do usuário.

Os EPIs médicos são de extrema importância para assegurar a saúde e o bem-estar de todos no ambiente hospitalar. Por isso, tenha sempre um bom estoque com todos os materiais adequados ao cotidiano do seu hospital ou sua clínica. Durante a pandemia do novo coronavírus, os EPIs ajudam na segurança e continuidade do trabalho dos profissionais de saúde que precisam estar saudáveis para continuarem salvando vidas.

Gostou de saber quais são os EPIs médicos mais importantes? Quer saber mais sobre a proteção das pessoas no seu hospital ou na sua clínica? Então, veja também como se preparar em período de pandemia!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário