Conheça os equipamentos de UTI que são indispensáveis para essa ala

equipamentos de uti
4 minutos para ler

Entender quais equipamentos de UTI não podem faltar no setor é fundamental, tendo em vista se tratar de uma unidade com foco no monitoramento dos dados vitais e suporte à vida de pacientes graves e que precisam de todo o cuidado e atenção para reduzir os riscos de vida.

Por esse motivo, é indispensável contar com aparelhos de qualidade, robustos e inovadores, capazes de desenvolver essa função tão importante, além de cumprir com o estabelecido na Resolução n° 7 de 2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para que uma UTI possa funcionar.

Quer saber quais equipamentos não podem faltar em uma UTI e quais as suas funções? Leia este conteúdo e descubra os principais!

Oxímetro de pulso

Trata-se de um equipamento usado para mensurar a quantidade de oxigênio presente no sangue, que pode ser utilizado no dedo, pulso ou lóbulo da orelha. Nesse caso, a frequência cardíaca é registrada e o teor de oxigênio identificado por intermédio de um sensor luminoso. Entre outros sinais medidos pelo oxímetro de pulso estão a saturação e frequência de pulso.

Desfibrilador

O desfibrilador é um equipamento usado nas situações em que o paciente sofre uma parada cardiorrespiratória. Funciona emitindo um choque ao indivíduo com a finalidade de tentar restabelecer o ritmo cardíaco do paciente. Além disso, é possível monitorar os sinais vitais do paciente e gerar estímulos de marca-passo. Dessa forma, pode ser visto como essencial para salvar a vida de várias pessoas e, por isso, deve ser manuseado por um profissional qualificado e habilidoso para exercer a função.

Powered by Rock Convert

Eletrocardiógrafo

O equipamento funciona da seguinte forma: por meio de eletrodos ele controla a atividade elétrica do coração, com o intuito de identificar se há qualquer tipo de irregularidade no músculo. Sendo assim, ele viabiliza o diagnóstico de vários problemas, por exemplo:

  • taquicardia ventricular;
  • arritmia;
  • isquemia aguda do miocárdio;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • bradicardia e demais.

Ventilador pulmonar

Também é um item fundamental na UTI por ser o responsável por proporcionar uma ventilação pulmonar artificial para o paciente que apresenta insuficiência respiratória. A ajuda respiratória propiciada pelo ventilador pulmonar serve para regular os níveis de oxigênio e gás carbônico na circulação sanguínea. Além disso, alguns ventiladores possuem modos de ventilação não-invasivo.

Monitor multiparamétrico

O monitor multiparamétrico realiza a mensuração dos sinais vitais do paciente, indicando como a sua saúde está no momento. Entre as suas funcionalidades básicas está o controle da queda de saturação do oxigênio, a identificação do ritmo dos batimentos cardíacos, as inconstâncias na pressão arterial, entre outros parâmetros avançados para o acompanhamento de pacientes mais graves.

Agora que você entende melhor quais são os principais equipamentos de UTI e suas funções, o ideal é ter bons fornecedores como parceiros, já que não são itens baratos e que exigem um alto nível de qualidade, eficiência e tecnologia — considerando que o seu mau funcionamentos pode atrapalhar o acompanhamento preciso do paciente e gerar sérios danos à sua vida.

É possível encontrar esses equipamentos na Sinal Vital, uma empresa que busca oferecer o melhor aos seus clientes, com mais de 15 anos no mercado, sempre mantendo um alto nível de atendimento e atuando em prol do cumprimento dos protocolos oficiais, diferenciais que a tornaram referência e reconhecida no mercado.

Quer conhecer melhor quais são os equipamentos e serviços oferecidos? Então, acesse agora mesmo a nossa página!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário