Como melhorar a experiência do paciente em uma clínica ou hospital? Entenda!

experiência do paciente
4 minutos para ler

O conceito de experiência do paciente tem conquistado um espaço cada vez maior na área de saúde. Afinal, ele representa uma preocupação do setor em oferecer um atendimento mais completo e humanizado. E essa atenção especial faz toda a diferença em um mercado competitivo e em plena ascensão.

A ideia é que os usuários do sistema de saúde recebam um cuidado mais adequado às suas necessidades e expectativas. Ou seja, é algo diretamente ligado à qualidade do atendimento, desde a entrada até o pós-consulta. Mas como as clínicas e hospitais podem contribuir para uma melhor experiência do paciente? É o que veremos neste artigo. Continue lendo e veja o que fazer na sua instituição!

Otimize o tempo de espera

Esperar muito tempo é uma das grandes reclamações dos usuários de clínicas e hospitais, impactando diretamente a percepção que eles têm do atendimento. Neste sentido, é fundamental criar estratégias para reduzir a espera e torná-la mais agradável.

Dessa forma, é importante pensar em um processo otimizado desde o agendamento das consultas. Tudo precisa ser revisto, de modo que as pessoas esperem o menor tempo possível em todas as etapas do atendimento. Para tanto, alguns processos podem ser automatizados e outros substituídos, como o prontuário eletrônico, em que as informações dos pacientes já ficam armazenadas, facilitando os procedimentos referentes às próximas consultas.

Ofereça o agendamento online

Para que a sua equipe tenha mais tempo de se dedicar aos pacientes, alguns processos podem ser automatizados com tecnologia, como no caso do agendamento. Essa também é uma grande demanda dos próprios usuários, tendo em vista a dificuldade em encontrar um horário favorável.

Uma agenda online funciona ainda como um canal de comunicação com os pacientes. Estes, por sua vez, podem receber lembretes sobre consultas e outras informações que ajudam a evitar faltas e proporcionam mais agilidade e praticidade a eles.

Powered by Rock Convert

Conheça a opinião dos pacientes

Ora, se algo precisa ser melhorado no atendimento da sua clínica ou do seu hospital, ninguém melhor para dizer isso que os próprios pacientes, não é mesmo? Assim, procure ouvir todas as solicitações e reclamações das pessoas que passam pela instituição, o que já demonstra uma preocupação com a experiência deles.

Para isso, faça pesquisas de satisfação que podem ser enviadas por e-mail ou SMS. Até as tradicionais caixas de sugestão colocadas na recepção são bastante úteis. O mais importante é ouvir os pacientes e procurar solucionar todos os problemas.

Fortaleça o relacionamento com os pacientes

A experiência do paciente não acaba com o fim da consulta ou dos procedimentos. É depois que ele sai da clínica ou do hospital que ele processa os seus sentimentos em relação à instituição e passa essa impressão às outras pessoas.

Por isso, é fundamental manter um relacionamento pós-consulta. As próprias pesquisas de satisfação, como dito há pouco, já são uma forma de fazer isso. Mas é possível ir além, enviando, por exemplo, conteúdos educativos por e-mail, informações importantes sobre saúde, novidades sobre a instituição, entre outros.

Capacite a sua equipe

Para que essa otimização funcione, é necessário contar com funcionários bem treinados e integrados. Por isso, eles devem passar por um bom treinamento na realização das tarefas e no uso de novas ferramentas. É preciso engajar a equipe, mostrando o quanto é importante oferecer uma boa experiência aos pacientes. Eles devem entender que essas pessoas estão mais vulneráveis e podem ter necessidades especiais.

O fato é que as pessoas tendem a voltar a uma instituição de saúde sempre que precisarem caso se sintam bem acolhidas e respeitadas. Portanto, cuidar da experiência do paciente é essencial para as clínicas e os hospitais que querem construir uma relação duradoura com os usuários.

Gostou de saber como melhorar a experiência do paciente? Quer conferir mais dicas para a gestão da sua instituição de saúde? Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário