Confira 5 técnicas para fidelizar pacientes na sua clínica

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O aumento da competição entre clínicas e consultórios médicos trouxe novos desafios a esses estabelecimentos. É preciso investir em estratégias para fidelizar pacientes, pois não é possível contar apenas com a satisfação pelo atendimento realizado. Sai na frente quem sabe oferecer algo a mais na hora de atender melhor às necessidades das pessoas.

Para tanto, é possível investir em novas tecnologias, bem como melhorar processos e treinar pessoas. Tudo isso se torna um grande diferencial diante de um mercado cada vez mais exigente. Qual a maneira de implementar então essas mudanças? Continue lendo e veja 5 maneiras que ajudarão você a fidelizar os pacientes da sua clínica!

1. Inove no atendimento aos pacientes

Além do atendimento tradicional no consultório, é possível buscar soluções mais simples, como a modalidade online. Esse tipo de consulta ganhou um espaço maior com a pandemia do novo coronavírus, proporcionando uma alternativa para aqueles que não querem se deslocar até a clínica. No entanto, a inovação no atendimento não se restringe às consultas. Nesse sentido, podem ser criadas maneiras mais inteligentes de atender os pacientes, como o agendamento online, em que eles mesmos escolhem o melhor horário, além da possibilidade de cancelar ou remarcar a qualquer momento. Além disso, manter uma comunicação estratégica através das redes sociais, levando conteúdo de qualidade também é uma forma de estreitar os laços com os seus pacientes.

2. Envie lembretes antes das consultas

O agendamento eletrônico também tem outra função: enviar lembretes antes da consulta. Isso ajuda a evitar ausências e ainda deixa os pacientes mais satisfeitos, ao perceberem uma atenção maior do consultório médico. Outros tipos de comunicação, como de comemorações em datas especiais, também podem ser automatizados por um sistema de gestão. Essa prática demonstra aos pacientes que a clínica se importa com eles, mantendo um relacionamento de longo prazo.

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3. Evite deixar o paciente esperando 

Um dos problemas que mais irritam os usuários de clínicas e consultórios médicos é o longo tempo de espera para ser atendido. Por isso, é fundamental criar soluções que agilizem as consultas e otimizem a espera ao máximo. Isso pode ser feito com uma melhor organização da agenda médica, com o uso de alguma ferramenta eletrônica, por exemplo. Também é importante não chegar atrasado e respeitar os horários marcados.

4. Mantenha um ambiente agradável 

A sala de espera da sua clínica precisa atuar como um cartão de visitas, passando uma boa impressão para os pacientes. Eles devem se sentir confortáveis e ser bem recebidos pelos seus funcionários. Nesse sentido, é importante manter um ambiente saudável, com bons relacionamentos e uma comunicação efetiva entre as pessoas. Além disso, é bom investir em móveis confortáveis e uma decoração aconchegante, que transmitam paz e tranquilidade aos pacientes.

5. Treine a sua equipe

Os itens anteriores só podem funcionar se todos os funcionários da clínica estiverem bem treinados e engajados. Eles precisam entender o seu papel em fidelizar os pacientes e o quanto isso é importante para o empreendimento como um todo. Assim, é necessário oferecer treinamentos à equipe em relação ao atendimento oferecido na clínica e ao tratamento dado aos pacientes. Também é preciso treiná-los no uso das ferramentas usadas e em todos os processos.

Essas são apenas algumas medidas para fidelizar pacientes da sua clínica. O mais importante é ter em mente o quanto um atendimento médico de qualidade é necessário, mas não é o único fator que atrai e retém as pessoas. Portanto, é fundamental sempre buscar novas estratégias que busquem aumentar a satisfação dos usuários e, consequentemente, a lucratividade do empreendimento.

Agora queremos saber a sua opinião! Gostou dessas dicas para fidelizar os pacientes? Quais estratégias você utiliza na sua clínica? Deixe sua resposta nos comentários!

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