Conheça 4 ideias para redução de custos em hospitais e clínicas

ideias para redução de custos em hospitais
4 minutos para ler

Para manter a sustentabilidade financeira de instituições de saúde, é necessário muito planejamento. Isso porque são locais que lidam com despesas altas de equipamentos, materiais e tecnologias. Assim, é importante implementar ideias para a redução de custos em hospitais e clínicas.

Muitos gestores não sabem em quais setores é preciso direcionar os esforços a fim de equilibrar o orçamento. Dessa forma, os recursos tendem a ser mal alocados, implicando em custos que podem se tornar proibitivos e comprometer a sustentabilidade dessas instituições.

Com o objetivo de ajudar nessa questão, apresentamos 4 dicas para diminuir os gastos nesse tipo de negócio. Confira!

1. Gerencie o estoque

Entre as ideias para a redução de custos em hospitais e clínicas está a organização e controle do estoque. É fundamental armazenar de maneira adequada e catalogar todos os itens, de medicamentos a equipamentos, além de utilizar um sistema digital que faça o registro das saídas e entradas desses ativos. Com isso, dá para saber, antecipadamente, se há a necessidade da compra de algum material, além de evitar perdas, como um medicamento que já está fora do prazo de validade ou algum equipamento com manutenção ou calibração vencidas.

2. Automatize processos

É necessário eliminar o uso de papéis e automatizar os processos relativos à gestão. Dessa maneira, é possível otimizar o gerenciamento das finanças, com um controle mais preciso das receitas e despesas. O gestor consegue observar se há gastos muito elevados, o que possibilita pensar na troca de um fornecedor ou na renegociação de um contrato, por exemplo.

Powered by Rock Convert

É necessário ainda automatizar as ações referentes aos dados dos pacientes para ter agilidade e assegurar uma maior qualidade no atendimento. É uma forma também de poupar tempo da equipe, que pode direcionar o trabalho para questões mais estratégicas como, por exemplo, um atendimento mais humanizado dos pacientes, melhorando os resultados do negócio.

3. Alugue os equipamentos

Os equipamentos médicos são essenciais para o funcionamento de uma clínica ou hospital. São utilizados na realização de exames, dos mais simples aos de alta complexidade, e também podem ser um item de suporte à vida do paciente. No entanto, sabemos que é preciso um alto investimento nesses aparelhos, afetando em cheio as contas da instituição.

Nesse ponto, a dica é alugar esses equipamentos. O gestor não precisa desequilibrar o orçamento para oferecer serviços de qualidade e com alta tecnologia aos pacientes. Desse modo, não há preocupação com manutenção, calibração e equipamento de back-up, por exemplo. Isso porque tudo fica sob responsabilidade da empresa que faz a locação. Além disso, hospitais ou clínicas inseridos no regime de tributação Lucro Real podem ter até 24% de desconto em cima do total de despesas com locação de equipamentos médicos, através de deduções fiscais.

4. Conte com bons fornecedores

Por fim, para diminuir os gastos, é importante contar com bons fornecedores. Assim, o gestor sabe que pode negociar prazos de pagamentos e que está investindo em produtos de alta qualidade, ou seja, que ofereçam uma boa relação custo-benefício. Sem contar que empresas de referência oferecem um suporte completo e ágil, evitando que o hospital tenha que paralisar alguma atividade por falha em um aparelho e comprometer o seu faturamento.

Gostou de acompanhar as ideias para redução de custos em hospitais e clínicas? Não deixe de colocar essas medidas em prática, especialmente a que trata da locação de equipamentos médicos. Escolhendo uma empresa de credibilidade, como a Sinal Vital, você tem um fôlego no orçamento ao contar com equipamentos de alta qualidade e sem a necessidade de ter uma despesa elevada. Assim, outros projetos dentro do hospital ou clínica podem sair do papel á partir de agora.

Quer conhecer quais equipamentos? Você pode fazer a locação com a Sinal Vital. Entre em contato com a nossa equipe e descubra as vantagens de optar por esse serviço!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário