Locação de equipamentos hospitalares: como ajuda a precificar exames?

locação de equipamentos hospitalares
6 minutos para ler

Alternativas como a locação de equipamentos hospitalares são essenciais para otimizar o fluxo de investimentos pela gestão financeira dos empreendimentos em saúde. Além de representar uma economia substancial, o aluguel de aparelhos — como o de ultrassom — pode proporcionar benefícios incontáveis e em diferentes contextos.

Nessa perspectiva, vamos apresentar os principais desafios da precificação de exames e como as clínicas ou profissionais especializados podem superá-los. Para melhorar a sua compreensão sobre o tema, Pedro Silva, gerente comercial da Sinal Vital, aponta os maiores desafios que as clínicas e profissionais que operam com ultrassom enfrentam no momento. Acompanhe!

Quais os maiores desafios da locação de equipamentos hospitalares?

Primeiramente, Pedro Silva destaca a questão dos valores repassados para a operadora de saúde: “um grande desafio é conseguir repassar para o cliente final ou para a operadora de saúde o valor justo pelo exame, ou seja, algo que o remunere adequadamente pelo serviço médico prestado.” Segundo ele, a concorrência acirrada e a pressão das operadoras tornam as margens mais comprimidas. 

Além disso, ele complementa: “outra questão importante é como conciliar os recebimentos com o fluxo de caixa. No momento da aquisição de um aparelho, a clínica ou médico precisa desembolsar um grande montante em dinheiro. Porém, vai demorar certo tempo para que esse investimento se pague.”

Mas a entrada de receita por meio do pagamento por exame realizado será feita de forma constante e comprimida. Também é preciso considerar que há maiores investimentos das empresas devido ao alto custo dos equipamentos. Além disso, é preciso priorizar um bom estado de conservação para oferecer serviços qualificados para o cliente final.

Como tais desafios impactam o atendimento ao paciente?

O gestor comercial orienta os proprietários de clínicas e consultórios quanto à adesão dos serviços de locação: “Imagine que a fila de atendimentos esteja muito grande, os pacientes começam a cancelar os exames porque a espera será longa. Nesse cenário, a receita da clínica é diminuída.”

Isso justificaria o investimento em aluguel, pois com uma locação seria possível aumentar a capacidade de exames do dia para a noite. E o mesmo vale se a demanda diminuir. Basta devolver a máquina e cortar os gastos imediatamente. Ou seja, a locação é a saída para prestar uma assistência de qualidade, sem gastar muito dinheiro.

Quanto às projeções para a superação desses desafios, Pedro Silva defende: “reforço a necessidade de empresas e distribuidoras — como a Sinal Vital — disponibilizarem os seus aparelhos para locação. Desse modo, hospitais e outros serviços de saúde poderão prestar esses serviços com a garantia e segurança necessárias ao padrão de atendimento em um nível de excelência.”

Como precificar corretamente os exames de ultrassom?

O bom gestor de negócios na área de saúde tem como principal objetivo o bem-estar do paciente. Obviamente, por ser uma organização com fins lucrativos, uma clínica ou consultório não pode deixar os aspectos financeiros de lado. Ademais, convém lembrar que o maior determinante dos valores é a competitividade de mercado.

O gerente comercial destacou os principais fatores a serem considerados para se precificar exames de ultrassom e qualquer serviço. Segundo ele, são os custos totais, o custo da oportunidade e a margem desejada para que o negócio “faça sentido” em termos de lucratividade. 

Além disso, Pedro pontua que “também é necessário considerar as despesas variáveis. Tais custos nem sempre estão incluídos no faturamento da empresa, mas são cruciais para a manutenção dos serviços de locação.” Um exemplo prático são as despesas com manutenção desses equipamentos.

Powered by Rock Convert

Por que a locação de equipamentos hospitalares é mais vantajosa?

Pedro Silva, nosso gerente comercial, explica todos os pontos que tornam a locação de equipamentos hospitalares mais vantajosa para o empreendimento. Confira!

Garantia de funcionamento da máquina

Em primeiro plano, Pedro destaca que o empreendedor que aluga uma máquina tem a garantia de ter o serviço funcionando perfeitamente ao longo de todo o ano. Para tanto, ele terá um contrato de locação com direito ao suporte técnico especializado, caso haja alguma eventualidade.

Não há depreciação do equipamento

Segundo o nosso gerente comercial, a clínica ou médico não sofre com a depreciação do valor da máquina. “Além disso, também não precisa ficar trabalhando com um ‘cacareco’ apenas porque não possui dinheiro para comprar equipamentos novos. É obrigação da empresa que aluga manter tudo novo e atualizado”, afirma.

Relação custo-benefício

Sim, a relação custo-benefício compensa. Basicamente, é preciso avaliar quanto dinheiro se perderia pela inexistência daquela máquina. Se o saldo for favorável à locação, não há porque hesitar.

Suporte de qualidade

Uma empresa de locação deve ter funcionários que assegurem o bem-estar do cliente como parte de seu negócio. Todos os anseios devem ser atendidos e alinhados entre as partes.

Como a Sinal Vital pode ajudar?

O principal diferencial da nossa empresa está no fato de ser um importador direto credenciado da marca Mindray. Pedro explica as razões: “a Sinal Vital consegue trazer para o Brasil aparelhos novos por preços muitos menores do que a concorrência. Ao mesmo valor de um concorrente, a Sinal Vital consegue alguns diferenciais.”

Entre os mais relevantes, Pedro destaca: “conseguimos, por exemplo, colocar uma máquina que será entregue para o cliente “na caixa” para o primeiro uso, com tecnologias modernas e maior durabilidade.”

Além disso, há vantagens como a baixa burocracia na hora de contratar e a agilidade no prazo de entrega do equipamento. O locador também fica livre de custos e administração de contrato de manutenção e calibração.

Pedro faz questão de esclarecer quando a compra de equipamentos hospitalares é indicada: “a compra é vantajosa quando a clínica tem uma estrutura consolidada, pessoal de manutenção de confiança para o período pós-garantia e capacidade de negociar preços agressivos. Do contrário, a melhor alternativa é a locação.” explicou o gerente comercial.

Como você percebeu, a locação de equipamentos hospitalares é uma das melhores alternativas para manter o seu empreendimento ativo, oferecer serviços de qualidade e um bom atendimento. Em especial neste momento de crise econômica, apostar nessa estratégia — e contar com as soluções da Sinal Vital — pode ajudar a potencializar os negócios e maximizar os lucros.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato com a Sinal Vital e conheça nossos serviços em locação de equipamentos hospitalares! 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário