Qual a importância da manutenção de equipamentos médicos? Confira!

manutenção de equipamentos médicos
4 minutos para ler

É necessário entender alguns pontos mais técnicos sobre a importância da manutenção de equipamentos médicos na sua clínica ou hospital. As tecnologias em saúde contribuem para transmitir a credibilidade do estabelecimento e promover uma maior segurança aos pacientes.

O parque de tecnologia médica proporciona uma série de possibilidades para a organização da prestação de serviços em saúde. Nesse sentido, é essencial que os cuidados adequados sejam tomados com os dispositivos. A manutenção de equipamentos médicos é uma medida primordial para garantir que as máquinas hospitalares estejam operantes e funcionais quando necessário.

Preparamos este conteúdo especial que mostra a importância das revisões no parque de aparelhos. Continue acompanhando e aprenda mais sobre o assunto!

Importância da manutenção de equipamentos médicos

A manutenção de equipamentos médicos cria condições para o aparelho funcionar de acordo com o padrão de qualidade. Assim, os exames e procedimentos são realizados de forma adequada, com laudos corretos e condizentes com o quadro do paciente.

Outra questão é que a manutenção permite evitar que o dispositivo falhe durante o uso, o que colocaria em risco a vida do indivíduo. Assim, ela passa a promover segurança para o profissional e o paciente. Nos subtópicos a seguir, confira os benefícios de lançar mão da manutenção desses equipamentos.

Redução de custos

Quando o parque de aparelhos opera sem revisões, ele tende a apresentar mal funcionamento dos dispositivos, além de peças desconfiguradas, gerando um maior consumo energético. Além disso, a paralisação da máquina pode implicar em custos elevados com reparos, substituição de peças e interrupção dos serviços.

Dessa forma, a manutenção possibilita a redução de custos, por meio das revisões programadas. Com isso, o parque opera com melhores condições e de maneira otimizada.

Powered by Rock Convert

Aumento de vida útil dos equipamentos

Quando o equipamento médico não passa por revisão periódica, ele tem um menor rendimento, com grande potencial para apresentar defeito e parar de funcionar antes do previsto. Isso gera impactos financeiros relevantes, que podem prejudicar o orçamento da instituição de saúde.

As manutenções permitem substituir peças defeituosas e reparar problemas que apresentariam consequências negativas a longo prazo. Isso favorece o aumento da vida útil do aparelho, fazendo com que o valor investido tenha retorno por mais tempo.

Menores chances de erros médicos

A manutenção de equipamentos médicos possibilita um parque de aparelhos ser funcional, ágil e ter qualidade assegurada. Dessa forma, os profissionais de saúde podem contar com ferramentas úteis e com bom desempenho para a realização dos diagnósticos e procedimentos. Esses fatores ajudam a reduzir as chances de erro e potencializam os processos no hospital ou clínica.

A manutenção é essencial dentro da instituição de saúde, contribuindo para a qualidade, eficiência e precisão das ações. Dado o contexto, uma ótima alternativa que permite otimizar custos no estabelecimento é o aluguel de aparelhos.

Nessa modalidade, é possível adaptar a demanda de dispositivos de acordo com as necessidades apresentadas pela população atendida. Além disso, ao alugar equipamentos hospitalares, o valor das manutenções já está incluso no preço. Essa é uma boa oportunidade para otimizar custos e ter menos preocupações na instituição de saúde.

Sabemos o quanto a revisão do parque tecnológico do hospital é importante como uma forma de garantir o bom desempenho dos componentes. A manutenção de equipamentos médicos cria um contexto favorável para a prestação de serviços de qualidade e contribuir na prevenção, recuperação e promoção da saúde.

Gostou de aprender sobre a importância das revisões no parque de aparelhos? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário