Entenda a importância da manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos

manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos
4 minutos para ler

O avanço da tecnologia permitiu inúmeras inovações na área da saúde nos últimos anos. Entre eles, destacam-se aparelhos modernos, que têm revolucionado o diagnóstico e o tratamento de doenças. No entanto, para que essas ferramentas funcionem de maneira realmente eficiente, é necessário adotar alguns cuidados, como a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos.

Esses procedimentos são essenciais não apenas para o bom funcionamento das máquinas, mas também na hora de evitar que ocorra algum tipo de acidente que ponha em risco a saúde dos colaboradores e dos pacientes. Além disso, podem representar uma redução de custos para o hospital ou a clínica, prolongando o tempo de vida útil dos aparelhos.

Quer saber mais? Neste post explicamos a diferença entre manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos e mostraremos quais as suas vantagens para a instituição de saúde. Confira!

Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?

A manutenção preventiva é realizada em determinado período de tempo. Ou seja, funciona como uma revisão, em que o equipamento é avaliado e restaurado de acordo com o necessário para atingir a máxima eficiência, evitando riscos aos usuários, como quebras e falhas.

Esse tipo de ação é feito de modo programado e continuamente, em um sistema de rotação conhecido por Programa de Manutenção Preventiva. Isso quer dizer que sempre serão selecionados alguns equipamentos para a realização do procedimento. De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, devem ter preferência aqueles que precisarem de limpeza, lubrificação ou algum pequeno ajuste.

Já a manutenção corretiva é indicada quando existe algum dano no aparelho, que comprometa realmente o seu funcionamento. Portanto, difere da preventiva por não ser programada, vinda de um imprevisto, interrompendo a rotina do setor. Além disso, algumas vezes, requer um custo maior, pois pode ser necessária a troca de peças, impactando no orçamento.

Powered by Rock Convert

Quais as vantagens da manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos?

O fato é que fazer manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos é fundamental para o bom funcionamento deles e a rotina de um hospital. Confira os subtópicos a seguir e conheça as suas vantagens.

Reduz custos

A manutenção preventiva evita que a empresa utilize recursos não programados para o reparo de algum aparelho, principalmente aqueles que são críticos dentro da rotina do hospital. Dessa forma, uma economia é gerada, através de planejamento, á instituição. Ainda assim, até a manutenção corretiva pode contribuir com menos gastos se for feita em tempo hábil, impedindo o cancelamento de procedimentos que comprometem o faturamento da instituição.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Se um equipamento está sempre em bom estado de conservação, ele precisará ser trocado com menos frequência, não é mesmo? Por isso a manutenção é tão importante. Ainda que o aparelho quebre, a troca rápida e adequada de uma peça restabelece o seu funcionamento, evitando dores de cabeça no futuro.

Assegura padrões de segurança

Manutenções periódicas são a melhor forma de garantir a conformidade com normas de segurança. E atender a esses padrões certificados é a melhor forma de atestar a eficiência dos equipamentos, aumentando a confiabilidade nos procedimentos realizados no hospital.

O procedimento de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos não é apenas uma necessidade. É uma maneira de obter um máximo rendimento dos aparelhos, com segurança para os colaboradores e os pacientes em um hospital.

Para garantir uma manutenção, preventiva ou corretiva, eficiente é importante que ela seja feita por uma empresa que represente oficialmente a marca do seu equipamento médico. Dessa forma, você vai garantir que todos os protocolos oficiais de manutenção foram executados. Gostou de saber a importância de fazer manutenção preventiva e corretiva? E você sabia que pode reduzir ainda mais os custos com manutenção optando pela locação ao invés da compra? Então, confira este outro artigo sobre locação de equipamentos médicos.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário