Metodologias ágeis e a gestão na área da saúde

metodologias ágeis
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A gestão na área da saúde vem sendo exigida mais do que nunca nos últimos dias devido à crise gerada pela pandemia de Covid-19. Com isso, é preciso ir além para garantir a melhor eficiência possível de clínicas, hospitais e consultórios. E as metodologias ágeis podem ser a resposta para essa demanda.

O principal motivo para o uso dessas metodologias é a capacidade de organizar melhor as ações com foco em resultados, qualidade e prazos de entrega, o que concede aos gestores maior agilidade na tomada de decisão.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essas metodologias, quais são as suas principais vantagens e como se dá a sua aplicação na área da saúde. Continue conosco e confira!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis surgiram na indústria de software com o objetivo de facilitar processos de entrega de soluções. Contudo, devido às suas vantagens, vários outros setores começaram a utilizá-las em seus processos de gestão.

Atualmente, existem várias metodologias, mas todas elas seguem o Manifesto Ágil, um documento que as norteia e que orienta suas ações para uma abordagem incremental e interativa, que se direciona a processos complexos que podem mudar a qualquer momento.

Alguns dos principais métodos dentro das metodologias ágeis são o Kanban e o Scrum. O primeiro é um sistema de acompanhamento visual das atividades que visa melhorar a organização como um todo. Já o segundo é um método completo de gestão e planejamento de projetos, que pode se adaptar a praticamente qualquer atividade, tendo uma aplicação cíclica, focando pequenas entregas constantes.

No entanto, um método específico vem ganhando bastante notoriedade no campo da saúde devido a sua adaptabilidade a realidade de hospitais e clínicas. Conheça a seguir o Lean Healthcare.

O que é Lean Healthcare?

O conceito de Lean Healthcare aplica o uso das metodologias ágeis e as suas ferramentas dentro da área da saúde com o objetivo de reduzir desperdícios, tempo de espera e, ao mesmo tempo, criar o máximo de valor para o paciente.

O uso de metodologias ágeis dentro do setor de saúde teve início com a aplicação do sistema de produção Toyota, um processo de melhoria contínua que visa gerir da melhor forma todos os setores de um hospital, clínica ou consultório.

O Lean Healthcare tem como um dos objetivos acompanhar o paciente desde o encaminhamento ao médico até a execução do atendimento, medindo a eficiência de cada etapa desse processo.

O foco é melhorar cada vez mais os processos dentro das clínicas e hospitais, eliminando desperdícios e qualquer ponto que não agregue valor aos pacientes.

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Quais são os benefícios das metodologias ágeis?

As metodologias ágeis não se espalharam pelos mais variados setores à toa. Isso aconteceu porque elas podem trazer uma série de mudanças benéficas para as empresas em suas áreas de atuação, melhorando a gestão e os resultados. Entre seus principais benefícios no setor de saúde podemos citar:

  • mudança de mentalidade: temos a construção de uma mentalidade que foca melhoria e entrega constantes, com o paciente como o centro das atividades. Enfermeiros, médicos e outros profissionais começam a visualizar com mais clareza o que pode ser melhorado;
  • feedbacks rápidos: como a maioria das metodologias tem um ciclo curto, pode-se ter um retorno num curto prazo das ações tomadas. A comunicação entre os profissionais de saúde e a administração da clínica ou hospital é otimizada;
  • implementação acelerada: os projetos saem do papel e se concretizam de forma muito mais rápida. Mudanças realizadas na gestão de estoque, por exemplo, medicamentos e insumos, podem gerar diminuição nos custos muito rapidamente;
  • retenção de talentos: entregas constantes seguidas de reconhecimento mantêm todos os colaboradores motivados. Seus médicos e enfermeiros vão sentir no dia-a-dia as mudanças trazidas pela metodologia;
  • redução de erros: a verificação contínua elimina a maioria dos erros comuns de projetos, da manutenção preventiva de equipamentos médicos e da gestão dos profissionais de saúde;
  • produtividade: o controle eficiente sobre todas as ações tende a melhorar a produtividade, eliminando atividades desnecessárias ou realizadas em excesso. Toda a equipe de saúde tem um foco direcionado.

Como aplicar as metodologias ágeis na área da saúde?

Mesmo que as metodologias ágeis sejam amplamente utilizadas em outros setores, dentro da área da saúde é preciso realizar pequenas adaptações, devido às suas particularidades. Separamos um pequeno passo a passo de como aplicar essas ações.

Escolha a metodologia adequada

Existem as mais variadas metodologias e cada uma delas tem um foco diferenciado. O primeiro passo é escolher quais delas podem trazer os maiores benefícios para a sua empresa.

Dentro de um consultório, poderíamos aplicar o Kanban para o controle dos atendimentos, retornos e demais atividades a serem realizadas com os pacientes, devido ao modelo mais visual da acompanhamento de processos.

Comunique as alterações

Os colaboradores são uma peça-chave em uma mudança como essa, já que isso altera diretamente o dia a dia da instituição. Para alcançar o resultado esperado, a equipe deve estar ciente das mudanças e conhecer a metodologia que será aplicada.

Para isso, você deve reunir todo o time, não apenas as funções administrativas, mas também médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam no local.

Foque a aplicação

Toda e qualquer metodologia dificilmente funcionará sem adaptações. É preciso acompanhar a aplicação das mudanças e ir fazendo os ajustes conforme seja verificado que determinadas ações não são eficazes ou que precisam ser alteradas.

Ao otimizar o estoque por meio de uma metodologia ágil, devemos ter em mente que alguns medicamentos e insumos tem particularidades que podem não ser consideradas por esses processos. Nesse caso, é preciso uma adaptação.

Avalie os resultados constantemente

A aplicação das metodologias ágeis na área da saúde tem como principais funções a melhoria dos processos e também a satisfação dos pacientes. Por conta disso, é preciso buscar feedbacks constantes para entender se houve melhoria, se existe a possibilidade de novas alterações e quais as demandas de profissionais e clientes.

Para os pacientes, pode-se solicitar o preenchimento de um formulário de satisfação, com espaço para sugestões. Para os profissionais de saúde, o uso de reuniões semanais pode ser uma boa ideia para fomentar ainda mais a comunicação e os feedbacks.

Mesmo que esse ainda seja um movimento inicial, você ainda ouvirá falar muito acerca da aplicação das metodologias ágeis na área da saúde; e as clínicas, hospitais e consultórios que focarem essas metodologias agora se destacarão no futuro.

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