O que é workflow? Conheça os benefícios para hospitais e clínicas

o que é workflow
4 minutos para ler

Você sabe o que é workflow? Compreender esse conceito e como ele pode ser aplicado na área da saúde é capaz de proporcionar resultados incríveis, já que se trata de um termo que, ao ser traduzido, quer dizer “fluxo do trabalho”.

Isso significa que a sua adoção busca otimizar a organização de informações da instituição de saúde, como fichas de pacientes e agendamento de consultas, por intermédio da otimização dos processos.

Quer conhecer os seus principais benefícios para hospitais e clínicas? Então, continue a leitura!

Como o workflow funciona na prática?

O workflow é um conjunto de tarefas que podem ser estruturadas de forma cronológica ou hierárquica, conforme a complexidade dos processos. Assim, o gestor consegue encontrar gargalos em todas as áreas, entender há quanto tempo a falha está ocorrendo e se está impactando outros departamentos. Essa ferramenta é composta por processos que devem ser executados, quais funcionários vão desenvolvê-los e os recursos que serão necessários.

O workflow age no controle e automatização de processos. Dessa forma, é feita a gestão das atividades internas, com foco na sincronização de informações. A automatização constitui em várias fases e regras definidas e que buscam o alinhamento dos processos dos setores para aprimorar as operações e simplificar o fluxo de informações.

Para que isso ocorra, é necessário criar uma equipe estratégica, que ficará responsável por definir as normas e os procedimentos. Então, todos os funcionários envolvidos nos processos deverem estar cientes dessa sequência.

O workflow se propõe a disponibilizar o fluxo produtivo ideal, mas para que isso ocorra, é fundamental contar com uma tecnologia eficiente como parceira. Afinal, é por meio dela que será possível identificar os erros e elaborar medidas para solucioná-los antes do desencadeamento de problemas futuros.

Powered by Rock Convert

Quais são os benefícios do workflow para os processos de hospitais e clínicas?

Diversas vantagens podem ser proporcionadas à área da saúde. A seguir, conheça as principais!

Organização das funções

Com o controle eficiente das atividades, é possível aprimorar a organização e a delegação das tarefas dos funcionários. Dessa forma, a sincronia e o fluxo das informações se tornam mais dinâmicos, tornando os processos mais claros para a equipe e o departamento.

Melhoria do atendimento

Por meio da automatização dos processos, os atendimentos ficam mais segmentados e eficientes. Além disso, ela viabiliza a identificação e as resoluções de problemas, o que também vai otimizar o tempo.

Gerenciamento financeiro

Avaliar e controlar as despesas é uma tarefa complexa. Por meio da aplicação do workflow é possível desenvolver uma gestão financeira mais precisa. Nesse método, é mais simples detectar os setores que precisam de maiores cuidados, bem como realizar cortes ou aumentar os investimentos.

Controle da agenda médica

A ferramenta também colabora para o agendamento de consultas e demais procedimentos médicos por meio da internet. Isso vai garantir mais otimização, organização e segurança, tendo em vista que as informações ficarão armazenadas em sistemas computacionais.

Auxílio na tomada de decisões

Pelo fato de o workflow usar a tecnologia para executar os processos internos, quando surge a necessidade de alguma decisão urgente, fica mais fácil identificar qual é a melhor ação a ser empregada com base em dados precisos.

Agora que você já sabe o que é workflow, como funciona e os seus benefícios, é possível compreender como o seu uso eficiente pode colaborar com a otimização dos processos de hospitais e clínicas e, por esse motivo, deve ser considerado como uma ferramenta estratégica para alavancar os resultados da instituição.

Este artigo foi útil para você? Então, siga agora mesmo as nossas redes sociais para ficar por dentro de publicações sobre outros temas interessantes. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário