O que é o Airvo 2, como ele funciona e quais são seus diferenciais?

oxigenoterapia
6 minutos para ler

A oxigenoterapia se refere a um suporte ventilatório, que pode ser administrado em ambiente hospitalar ou domiciliar. Sua adaptação é realizada nas vias respiratórias do paciente em caráter não invasivo, através de sistemas e interfaces, que ofertam uma fração percentual de oxigênio e tem como objetivo melhorar sua concentração na corrente sanguínea.

Entre as estratégias ventilatórias está a terapia de alto fluxo e um dos equipamentos que pode ser utilizado com essa finalidade é o Airvo 2. Neste post você fica sabendo sobre os detalhes dessa tecnologia, como é seu funcionamento e as principais indicações, com destaque aos pacientes em tratamento da Covid-19. Para trazer as explicações, entrevistamos Roberta Boucault, Territory Manager da Fisher & Paykel Healthcare — empresa que desenvolveu o umidificador eletrônico Airvo 2.

O que é a terapia de alto fluxo, uma das técnicas de oxigenoterapia, e quando ela é indicada?

A terapia de alto fluxo é uma opção de suporte respiratório que utiliza um sistema exclusivo para entrega de alto fluxo de gás aquecido e umidificado de forma confortável ao paciente. É indicada a pessoas em respiração espontânea, mas que estão com desconforto respiratório leve a moderado.

O que é o Airvo 2 e qual a sua relação com a terapia de alto fluxo (oxigenoterapia)?

O Airvo 2 é um umidificador eletrônico destinado a entregar a terapia de alto fluxo a pacientes adultos e pediátricos. “Com esse equipamento, é possível ofertar a terapia de alto fluxo para pacientes por meio da entrega de gás aquecido e umidificado com fluxos de até 60 l/min com a utilização de uma interface nasal exclusiva ou para traqueostomia”, detalha Roberta.

De forma resumida, podemos dizer que a função do Airvo 2 é entregar o fluxo de gás que atenda a demanda inspiratória do paciente com desconforto respiratório.

Utilização e montagem

Hospitais e clínicas que tenham interesse em utilizar o Airvo 2 para terapia de alto fluxo (oxigenoterapia) têm a vantagem de contar com um sistema de fácil utilização e montagem. Contudo, como se trata de um equipamento de saúde, a equipe que vai utilizá-lo deve receber o treinamento para melhor conhecer os detalhes do produto, esclarecer dúvidas da rotina de utilização e desinfecção e no acompanhamento das soluções de possíveis problemas.

O produto foi projetado para fácil configuração, já que a animação na tela foi criada com esse propósito. Apresenta configurações ajustáveis de temperatura e fluxo (37, 34 e 31 °C).

A vantagem nesse ponto é que o site do fabricante conta com diversos vídeos explicativos, mostrando o passo a passo de configuração e de uso do Airvo 2, além de um aplicativo próprio para smartphones que pode ser encontrado em lojas de aplicativo de todos os sistemas operacionais.

Procedimentos de manutenção

De acordo com Roberta, após a utilização do equipamento, é necessário realizar a higienização externa e, em seguida, um processo de desinfecção de alto nível antes que seja instalado em outro paciente. Dessa maneira, você obtém a terapia de alto fluxo nasal em total segurança.

Quais as indicações para o uso do Airvo 2?

O Airvo 2 é um equipamento fácil de usar e bastante versátil, visto que pode ser utilizado em diferentes aplicações, como: 

●       ofertar suporte para evitar a intubação de um paciente em desconforto respiratório;

●       promover pré-oxigenação durante a intubação;

Powered by Rock Convert

●       prevenir complicações após uma extubação;

●       ser aplicado em conjunto com a ventilação não invasiva (VNI) em intervalos intercalados

●       prevenir o escalonamento do paciente para unidades de cuidados críticos.

Uso do equipamento em casa

Roberta acrescenta ainda que a Fisher & Paykel Healthcare tem o My Airvo 2, que permite a utilização da terapia de alto fluxo (para pacientes adultos e pediátricos) em domicílio, responsável pelo tratamento de quadros respiratórios crônicos — como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, entre outros — e ainda para pacientes que precisam de cuidados paliativos.

Quais são os diferenciais do equipamento?

A ideia do Airvo2 é oferecer um conforto respiratório para o paciente. O produto se destaca no mercado por ter um gerador de fluxo integrado, o que significa que não é necessário utilizar a rede de ar comprimido hospitalar, que permite a entrega de fluxo até 60 L/min.

Além disso, o equipamento conta com a tecnologia de um sensor ultrassônico de oxigênio que faz a leitura da Fração Inspirada de Oxigênio (FiO2) entregue ao paciente, sendo possível ofertar FiO2 de 21 – 100%. 

“O sistema Airvo 2 é composto também por circuito e cânula: o circuito AirSpiral tem design avançado de duas espirais para proteger o sistema da formação de condensado e conta com sensor de temperatura integrado. Já a cânula apresenta um formato anatômico com almofadas laterais para garantir, além do conforto, o correto posicionamento da interface no rosto do paciente”, explica Roberta.

Como funciona o app Airvo 2?

O Airvo 2 tem ainda um aplicativo próprio, um recurso disponível para plataformas de smartphones, tablets e computadores que simula ajustes reais do dispositivo. “É um recurso muito rico que pode ser utilizado em treinamentos e simulações das equipes que têm esse equipamento disponível em sua unidade”, comenta Roberta.

É só baixar o app para ter um simulador do equipamento, o que vai auxiliar no aprendizado de suas funcionalidades. O profissional pode receber o treinamento e ensinar outros da equipe a utilizar o produto de um jeito simples, por meio de um clique no smartphone.

O Airvo 2 pode ser utilizado no tratamento da Covid-19?

Quando se fala em terapia de alto fluxo (oxigenoterapia) e pessoas com dificuldades respiratórias, não temos como não relacionar com os infectados pelo novo coronavírus. De acordo com Roberta, o alto fluxo nasal é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no tratamento de pacientes com Covid-19, por isso o Airvo 2 pode ser utilizado para o atendimento hospitalar desses casos.

Para a aquisição do Airvo 2 e outros equipamentos médico hospitalares conte sempre com empresas de referência no mercado — como a Sinal Vital. Você terá todas as informações que precisa na hora de comprar o produto certo para suas necessidades, além de um suporte pós-venda de qualidade.

A ideia deste post foi explicar como funciona a terapia de alto fluxo (oxigenoterapia) e de que maneira o Airvo 2 da Fisher & Paykel Healthcare apresenta diferenciais para essa terapia especificamente. Uma tecnologia eficiente que traz conforto respiratório aos pacientes.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre o umidificador Airvo 2? É só entrar emcontato com a equipe de especialistas da Sinal Vital para tirar todas as dúvidas do equipamento!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário