Oxímetro de pulso pm 60: o que é, como funciona e qual a sua importância?

oxímetro de pulso pm 60
6 minutos para ler

É um equipamento bastante utilizado em hospitais, clínicas e até centros esportivos. O oxímetro de pulso PM 60 tem a função de aferir, com ótima precisão, a quantidade de oxigênio no sangue de um ser humano ou animal. Verifica, portanto, se a troca gasosa está ocorrendo da maneira adequada.

É um aparelho pequeno, compacto e portátil que realiza as medições através de um sensor que pode ser usado através do dedo, orelha ou pé do paciente, ou seja, auxiliando o monitoramento do quadro clínico sem qualquer procedimento invasivo ou incômodo. Para entender melhor o que é esse item, entrevistamos Alex Melo, Especialista de Produtos da Sinal Vital.

Acompanhe o nosso artigo e descubra como o oxímetro de pulso vem sendo usado no combate à covid-19 e o que observar na hora da compra do equipamento.

O que é o oxímetro de pulso PM 60?

A saturação de oxigênio para uma pessoa saudável varia de 95% a 100%. Para fazer essa leitura de uma maneira ágil, é necessário utilizar o oxímetro de pulso PM 60, que também é responsável por medir a frequência de pulso.

“O aparelho auxilia no tratamento da terapia respiratória de uma forma não invasiva, rápida e fácil. Ele também pode ser usado por pessoas que praticam atividades físicas e querem ou precisam fazer esse monitoramento antes, durante e depois dos exercícios”, explica Melo.

Com essa praticidade, é possível fazer o monitoramento contínuo ou aleatório da saturação e pulso em pacientes de todas as faixas etárias (do neonatal ao idoso). Desse modo, ele tem amplo uso em hospitais, unidades de pronto atendimento, no transporte de pacientes e também em residências onde há pacientes que precisam ter seus sinais vitais monitorizados.

Diferenciais do equipamento

O oxímetro de pulso PM 60 é um aparelho robusto e durável, que atende à rotina corrida de hospitais e centros de saúde. Para aproveitar toda a sua praticidade e funcionalidades e ainda ter agilidade no atendimento, é fundamental escolher boas marcas de referência. Dessa maneira, você adquire um oxímetro de pulso PM 60 com os seguintes diferenciais:

•            tela LCD colorida de 2,4″;

•            modos de operação selecionáveis: aleatório (spot check) e contínuo;

•            capa em silicone para proteção;

•            alarmes sonoros e visuais;

•            memória de tendências de até 96 horas;

•            bateria com até 24 horas de autonomia;

•            alça de transporte.

Como funciona o oxímetro de pulso PM 60?

Para medir a saturação de oxigênio e a frequência de pulso, o aparelho conta com um sensor que realiza uma leitura das hemoglobinas no sangue, através de sensores infravermelhos. Os feixes de luz do dispositivo passam através do sangue no dedo do paciente, sem causar nenhum incômodo, e conseguem fazer a aferição.

Melo ressalta que a tecnologia do aparelho fornece dados de saturação muito precisos, pois a capacidade da hemoglobina de absorver a luz muda segundo a quantidade de oxigênio que está nela. Dessa forma, a diferença na absorção permite uma aferição muito eficaz desse índice.

Powered by Rock Convert

Para sua utilização, o passo a passo é muito simples: basta ligar o equipamento, selecionar a categoria do paciente (adulto, pediátrico ou neonatal) e conectar o sensor de SpO2 ao paciente. Depois é só analisar as medidas exibidas na tela do oxímetro.

“Embora o aparelho não substitua a medição da gasometria arterial, ele é um instrumento importante para monitorar alterações sutis ou súbitas na saturação de oxigênio do sangue”, acrescenta o Especialista de Produtos da Sinal Vital.

Que cuidados é preciso ter na utilização do oxímetro de pulso PM 60?

Apesar da facilidade de uso, é essencial que os profissionais de saúde tomem alguns cuidados na rotina de atendimento para não danificar o equipamento. As recomendações são:

•            sempre manter a bateria em carga quando não estiver em uso;

•            utilizar o aparelho com a capa protetora para evitar danos físicos;

•            se possível, usar a alça de transporte e evitar quedas;

•            realizar a limpeza e higienização de acordo com as orientações do fabricante;

•            manter a manutenção preventiva em dia.

Em quais situações o oxímetro de pulso PM 60 deve ser utilizado?

O aparelho é utilizado, por exemplo, no primeiro atendimento, internação, durante e após procedimentos cirúrgicos. Também é útil para portadores de doenças respiratórios e no transporte do paciente com hipoxemia (insuficiência de oxigênio no sangue). Nesses casos, auxilia na prevenção, tratamento e recuperação.

“É indicado também para pilotos em naves não pressurizadas, que operam em altitudes superiores a 10.000 pés, em que é necessária oxigenação adicional”, completa Melo.

Área da saúde

O oxímetro de pulso PM 60 deve ser utilizado apenas por profissionais da área da saúde, como terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, entre outros, após receberem o treinamento para uso do mesmo.

Qual a importância do oxímetro de pulso PM 60 no combate à covid-19?

Muitos centros de saúde passaram a utilizar o equipamento na triagem de atendimento da covid-19. Isso acontece porque esse equipamento pode indicar um nível baixo de saturação de oxigênio, apontando para um quadro grave de infecção pelo novo coronavírus, auxiliando no diagnóstico e no encaminhamento rápido para a internação.

O que observar na hora de comprar o oxímetro de pulso PM 60?

Na hora de adquirir o aparelho, é importante escolher um oxímetro de qualidade, afinal, ele será utilizado no monitoramento da saúde dos pacientes. Se a escolha não for feita com critério, aferições erradas são passíveis de acontecer, por exemplo.

Escolha representantes de equipamentos médicos hospitalares que já atuam no mercado há vários anos e que trabalham com as melhores marcas. Assim, você recebe toda a orientação de uso do oxímetro, contando também com a garantia e o suporte no pós-venda. Além disso, escolha produtos que são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O oxímetro de pulso PM 60 é um aparelho robusto e fundamental para a rotina de hospitais e clínicas. Faz o monitoramento com precisão, auxiliando na rotina de atendimento de pacientes e também indicando casos mais graves da covid-19. Para comprar um equipamento que tenha uma boa tecnologia e praticidade em seu manuseio, não hesite em procurar representantes de referência no mercado.

Quer entender melhor as características, funcionalidades e diferenciais do oxímetro de pulso PM 60? Basta entrar em contato com a equipe da Sinal Vital e receber todos os esclarecimentos!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário