Entenda o que é e como funciona o sistema PACS

pacs
4 minutos para ler

As inovações tecnológicas têm feito toda a diferença quando o assunto é a otimização, a simplificação, a eficiência e o aumento da qualidade na prestação dos serviços de saúde. Entre as principais tendências que estão ganhando cada vez mais espaço no segmento está o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, também chamado de PACS.

Devido a todas as vantagens proporcionadas pela ferramenta, elaboramos este conteúdo para explicar o seu conceito, o funcionamento e os benefícios alcançados pelas unidades de saúde. Então, continue a leitura!

O que é PACS e para que serve?

Trata-se de uma solução desenvolvida com a finalidade de armazenar imagens e executar a integração entre os setores dos hospitais, clínicas, consultórios, centros de diagnósticos e demais instituições, oferecendo suporte à obtenção de exames, criação de laudos, diagnósticos, acompanhamentos e demais processos. Entre as principais funções da ferramenta, podemos apontar:

  • permite o armazenamento de um alto volume de dados médicos;
  • possibilita a integração entre os diferentes protocolos;
  • padroniza as políticas de armazenamento e transferência;
  • promove mais segurança no arquivamento dos dados do paciente;
  • elabora bancos de dados confiáveis;
  • viabiliza a pesquisa e o cruzamento de informações arquivadas.

Como o PACS funciona?

O PACS gera a integração entre as áreas que possuam comunicação, visualização, manuseamento e arquivamento de imagens médicas. Para isso, executa cinco fases:

  • os equipamentos usados em exames de diagnóstico captam imagens da região do corpo a serem diagnosticadas;
  • os registros são enviados pelo aparelho a um servidor de imagem, por meio de protocolo de transferência, que estabelece em qual formato estarão: HL7, DICOM etc.;
  • os dados são encaminhados e arquivados em um banco de dados do próprio servidor ou local de arquivamento externo, por exemplo, a nuvem;
  • em seguida, as informações ficam disponíveis para acesso em plataformas, sistemas WEB, estações de trabalho off-line e demais;
  • então, os dados podem ser requisitados por profissionais de saúde ou pacientes, desde que autorizados para baixar, salvar ou imprimir as informações.

Quais são os seus principais benefícios para a gestão hospitalar?

O PACS pode proporcionar uma série de benefícios para as instituições de saúde. Conheça as principais!

Powered by Rock Convert

Reduz os custos

Por meio do PACS, as imagens podem ser vistas em tela, o que exclui a necessidade de impressão. Assim, os custos aplicados na compra de papéis e tintas de impressora são reduzidos de forma considerável.

Possibilita o acesso rápido às imagens e laudos

Os profissionais da saúde conseguem acessar as imagens e informações de qualquer dispositivo com agilidade, independentemente de ser antes, durante ou depois da consulta.

Aumenta a padronização e qualidade dos processos

O PACS viabiliza a padronização da forma como as imagens são compartilhadas nas instituições de saúde. Dessa forma, a solução pode ser compreendida com facilidade e utilizada por diferentes profissionais, o que diminui a burocracia e torna os procedimentos mais eficientes.

Melhora o diagnóstico

A alta resolução e qualidade das imagens digitais geradas pela ferramenta gera simplicidade e rapidez na interpretação dos resultados de exames, emissão de laudos, diagnósticos e, por consequência, na definição do tratamento mais eficiente.

Agora que você entende o que é PACS e as suas finalidades, fica mais fácil perceber as diversas vantagens proporcionadas para a gestão hospitalar, o que vai influenciar o aumento da qualidade dos serviços prestados aos clientes e impactar diretamente os resultados alcançados — se tornando cada vez mais essencial nos hospitais, clínicas e centros de imagens.

Quer saber como nossos produtos e serviços podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo para esclarecer as suas principais dúvidas!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário