Taxa de ocupação hospitalar: qual a importância desse indicador?

taxa de ocupação hospitalar
4 minutos para ler

Diversos são os indicadores a serem avaliados pelos hospitais como forma de promover os melhores cuidados possíveis aos pacientes e um serviço de qualidade. Entre eles está a taxa de ocupação hospitalar. Isso porque, por meio dela, é possível compreender o perfil de uso dos espaços da instituição, a média de permanência das pessoas, os intervalos de substituição, entre outros fatores relevantes para uma gestão eficiente.

Quer entender melhor como utilizar a taxa de ocupação hospitalar para acompanhar os resultados e tomar as melhores decisões para prestar uma assistência diferenciada? Então, continue a sua leitura!

O que é a taxa de ocupação hospitalar

Trata-se do indicador que mede a quantidade de leitos ocupados, apontando o perfil de uso, a média de permanência dos pacientes e o intervalo de substituição. Com essas informações em mãos, o gestor consegue identificar a forma como os leitos estão sendo utilizados. 

Isso é importante por influenciar diretamente na satisfação dos pacientes, bem como pelo fato de os custos para a manutenção dos leitos serem altos. Quanto mais dados disponíveis, melhor será o gerenciamento dos recursos. Além disso, com os resultados encontrados, fica mais fácil perceber, por exemplo, se o hospital está operando acima ou abaixo da sua capacidade.

Para mensurar a taxa de ocupação hospitalar, é necessário analisar o percentual encontrado entre o número de pacientes atendidos por dia e o número de leitos disponíveis (excluindo leitos parados, seja por infecções, manutenções e demais).

Essa é uma questão que tem sido bastante considerada nos últimos tempos, devido ao aumento considerável no número de casos relacionados ao contágio provocado pela COVID-19, principalmente pela alta demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Motivos para acompanhar esse indicador

Acompanhar esse indicador pode proporcionar uma série de benefícios. Veja os principais!

Powered by Rock Convert

Disponibilização de um serviço mais eficiente para os pacientes

Ao fazer uma análise da taxa de ocupação de leitos e dos índices de tempo de internação, infecções e óbitos, é possível verificar se as internações estão sendo muito longas e se é preciso investir em novos equipamentos de proteção, desinfecção, capacitação da equipe, entre outros, o que vai solucionar os problemas e promover um melhor atendimento ao público.

Redução de custos com manutenção

A manutenção dos leitos compõe uma parte relevante dos gastos do hospital, já que abrange higienização, desinfecção e limpeza a cada paciente liberado, para que o próximo possa usar um leito seguro e esterilizado. No entanto, sem um controle efetivo da utilização e liberação, fica impossível otimizar os recursos e aplicações destinados a esse fim.

Assim, quanto mais dados sobre a rotatividade, período de ocupação e inoperância de um leito, mais eficaz a gestão hospitalar será.

Melhora no uso da estrutura disponível

A ausência de uma boa administração em relação aos leitos pode gerar espaços ociosos, atrasos, má gestão de recursos e demais práticas que podem afetar na prestação de serviços de saúde e logística do hospital.

Com uma gestão baseada em dados reais, é possível ter um melhor acompanhamento e a criação de um planejamento que supra as demandas adequadamente, conforme os leitos disponíveis, evitando imprevistos que podem gerar uma imagem negativa para a unidade de saúde.

Aumento da credibilidade da instituição

Acompanhar essa métrica contribui para um atendimento mais rápido, de qualidade, com redução no tempo de espera do paciente e minimização dos erros, que são aspectos que colaboram com o fortalecimento da imagem do hospital no mercado.

Como você pode perceber, monitorar a taxa de ocupação hospitalar com frequência, bem como os demais indicadores hospitalares, é fundamental para garantir uma gestão eficiente e capaz de tomar as melhores decisões para o oferecimento de uma assistência de excelência aos pacientes.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber novidades sobre outros assuntos em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário