Entenda por que a tecnologia na saúde vem se tornando cada vez mais tendência

tecnologia na área da saúde
6 minutos para ler

Para que se tenha diagnósticos mais precisos, bem como uma melhor qualidade do atendimento, a tecnologia na saúde vem sendo amplamente utilizada, tornando-se, inclusive, uma tendência a ser utilizada em consultórios e hospitais.

As ferramentas digitais trazem benefícios para os profissionais, os pacientes e a instituição. Por isso, é importante estar sempre atualizado quanto às inovações do mercado. Nesse sentido, podemos destacar algumas, como a Inteligência Artificial, a robótica e a Internet das Coisas.

Para mostrar a você por que adotar a tecnologia na saúde, neste texto, vamos elencar as principais vantagens dessa tendência. Continue a leitura e saiba mais!

Contar com diagnósticos mais precisos

Os exames de imagem avançaram bastante. Com isso, surgiram diagnósticos mais precisos que não apenas encontram as doenças de forma precoce como também possibilitam a prevenção. Um deles é a tomografia computadorizada, na qual todos os órgãos do paciente podem ser visualizados.

Um outro exame a ser citado é a ressonância magnética. Esta, por sua vez, permite, por exemplo, que alterações nos músculos e no sistema cardiovascular sejam encontradas. Esses dois exames ajudam os profissionais a visualizarem a parte interna do corpo em alta definição.

Podemos também citar o ultrassom, que faz a captação das imagens a partir de ondas sonoras, sendo bastante útil para o diagnóstico de doenças que acometem a região urinária e genital da mulher, por exemplo. Com isso, caso o paciente seja diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento aumentam consideravelmente com o uso da tecnologia na saúde.

Transmitir mais credibilidade aos pacientes

Ao contar com o auxílio da tecnologia na realização dos exames, a instituição transmite uma maior credibilidade, já que as imagens são bem detalhadas e ricas em dados. Dessa forma, o diagnóstico de alguma alteração acontece de forma rápida, o que é importante tanto para tentar salvar uma pessoa quanto na hora de iniciar um tratamento. Sendo assim, os pacientes sentem mais confiança no atendimento, diagnóstico e tratamento recomendado.

Integrar as informações

Outro ponto positivo da tecnologia adentrando no mundo dos hospitais e das clínicas é a possibilidade de integrar as informações. Existem softwares que disponibilizam um prontuário eletrônico, de modo que o histórico do paciente, exames realizados, diagnósticos, medicações e tratamentos ficam reunidos eletronicamente em um lugar só.

Além disso, as informações podem ser armazenadas por meio de servidores em nuvem e acessadas, inclusive remotamente, por todos os profissionais responsáveis por cuidar do mesmo paciente. Assim, o trabalho da equipe é otimizado.

Essa tecnologia também evita que aconteçam interações entre medicamentos, porque todos os profissionais envolvidos no cuidado podem conferir o que já prescreveram para o paciente. Outro benefício é que, com a integração das informações, evita-se procedimentos desnecessários ou repetidos, reduzindo os custos da instituição.

Colocar como foco a prevenção

A tecnologia na saúde possibilita que a prevenção se torne o principal foco. Nesse sentido, podemos citar novamente o prontuário eletrônico, que permite aos profissionais a identificação precoce das condições do grupo em que o paciente está, como o tabagismo e, assim, formular programas preventivos.

Powered by Rock Convert

Já com as tecnologias vestíveis, ou wearable, que são os equipamentos eletrônicos que podem ser usados como roupas ou acessórios, é possível, por exemplo, analisar batimentos cardíacos e demais dados biométricos, o que ajuda no cuidado preventivo.

A Internet das Coisas também permite que os equipamentos do hospital ou consultório sejam devidamente regulados e monitorados com o uso da Internet. Essa tecnologia ainda ajuda o monitoramento remoto de pacientes que estão em casa e devem ser acompanhados por profissionais.

Realizar cirurgias com maior exatidão

Com a utilização de robôs em cirurgias, há uma maior precisão na realização das intervenções. Isso porque os profissionais conseguem ter uma visão nítida e ampliada da área que deve ser trabalhada. Dessa forma, eles podem orientar o equipamento por meio de movimentos milimétricos, o que é fundamental em cirurgias em regiões com bastante nervos ou vasos sanguíneos.

O uso da robótica também garante uma recuperação de forma mais rápida dos pacientes, já que as incisões feitas são bem pequenas. Sendo assim, a tecnologia é de grande utilidade, tanto na realização da cirurgia quanto na recuperação.

Melhorar o atendimento

A tecnologia empregada na saúde promove o grande benefício de melhorar o atendimento dos pacientes. Isso porque é possível agendar, de forma online, as consultas e demais procedimentos necessários, tornando mais ágil todo o processo.

Com a Internet, os pacientes verificam as datas e os horários disponíveis para fazer o agendamento. Essa comodidade é benéfica tanto a eles quanto aos hospitais e as clínicas, que contam com uma agenda mais organizada. Dessa forma, o número de filas se reduz e, assim, faz-se possível proporcionar um atendimento melhor.

Reduzir os erros humanos

Por meio de cirurgias com o auxílio da robótica, exames com diagnósticos mais precisos e integração dos dados dos pacientes, a ocorrência de falhas é reduzida. Vale salientar que que erros humanos podem afetar gravemente a saúde de quem recebe cuidado no hospital ou clínica.

A tecnologia na saúde promove a cultura paperless, eliminando o uso do papel na realização dos procedimentos, o que reduz a taxa de erros e economiza recursos do hospital. Além disso, a Inteligência Artificial consegue avisar os profissionais, em tempo real, sobre mudanças no quadro dos pacientes, o que é imprescindível em casos de emergência.

Promover uma gestão mais eficiente

Podemos citar, ainda, que a tecnologia na saúde promove uma gestão mais eficiente da clínica ou do hospital. Isso se dá, entre outras coisas, em virtude do favorecimento do controle financeiro, da gestão de pessoas e da padronização dos procedimentos.

A gestão também favorece a logística interna ao integrar todos os setores. Dessa forma, surgem outras vantagens, como:

  • redução de custos;
  • atendimento de qualidade;
  • otimização de processos;
  • maior produtividade das equipes.

Dessa forma, não faltam motivos para aderir à tecnologia na saúde. Ela é super benéfica para clínicas e hospitais, pacientes e profissionais que trabalham na instituição. Portanto, o próximo passo é avaliar quais são as tendências digitais que se mostram urgentes, no intuito de melhorar o dia a dia no ambiente de trabalho e, assim, colher os benefícios possibilitados pelo universo tecnológico.

Este artigo ajudou você a entender melhor sobre esse assunto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas informações!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário