Terapia de alto fluxo: entenda mais sobre o assunto
Diante da pandemia do novo coronavírus, o mundo vive um momento delicado, com impacto nos mais diversos setores, mas principalmente o da saúde. A presença do COVID19 demandou uma resposta coordenada das instituições de saúde pública e privada, a fim de garantir o atendimento de um grande número de pacientes.
Nesse momento, é preciso criar fluxos específicos, agregar força de trabalho qualificada, disponibilizar terapias em larga escala e até mesmo desenvolver novas tecnologias, vacinas e outros aparatos. Nesse contexto, se encaixa a Terapia de Alto Fluxo, da marca Fisher & Paykel, que tem cumprido um papel importante na recuperação dos pacientes com COVID19.
Esse artigo é baseado na entrevista com Sandro da Silva Gomes, Bacharel em fisioterapia pela Universidade Gama Filho, Mestre em Engenharia Biomédica pela UNESP, Pós graduado em geriatria e gerontologia pela UERJ e Fisioterapeuta coordenador assistencial no Pró-Cardíaco.
A seguir, explicaremos o que é essa terapia, quais são os seus objetivos e benefícios e por que ela é recomendada para a oxigenação de pacientes. Confira!
O que é terapia de alto fluxo?
A Terapia de Alto Fluxo é uma modalidade que tem por objetivo propiciar suporte respiratório para pacientes em respiração espontânea, através da entrega de gás aquecido e umidificado com fluxos de até 60 L/min por meio de uma cânula nasal.
Com a Terapia de Alto Fluxo é possível entregar a quantidade de ar e de oxigênio exatas que o paciente necessita o que, por si só, já ajudaria na recuperação do paciente. Mas não é só isso: a umidificação adequada hidrata as vias aéreas e traz conforto durante o uso. Vale lembrar que a falta de colaboração dos pacientes é um dos principais obstáculos a serem vencidos na administração de terapias ventilatórias.
Porque ela é recomendada?
· Facilita a eliminação de CO2 e melhora a oxigenação;
· Reduz a frequência respiratória, o que diminui o esforço respiratório;
· Melhora a complacência pulmonar;
· Permite conforto e mobilidade para o paciente;
· Evita o ressecamento e a irritação das mucosas o que, por sua vez, garante a limpeza das vias aéreas;
· Reduz o tempo de internação.
Evidências clínicas sugerem que o Alto Fluxo Nasal reduz o escalonamento (mudança da terapia ofertada devido ao fracasso da tentativa anterior) durante toda a jornada do paciente evitando, desta forma, infecções secundárias e custos associados à internação prolongada.
Além disso, o paciente pode comer, se movimentar no leito, inclusive realizar a auto-prona com auxílio, melhorando a ventilação-perfusão.
Quais foram as objeções iniciais no combate ao COVID19?
No início da atual pandemia de COVID19 havia alguma incerteza sobre a criação potencial de aerossóis em todas as formas de suporte respiratório não invasivo, incluindo Alto Fluxo Nasal. Esse medo era justificável, afinal temia-se que as terapias pudessem espalhar o vírus e comprometer a assepsia do ambiente.
A terapia de alto fluxo é recomendada por diretrizes?
Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz referência, em suas diretrizes, ao uso da Terapia de Alto Fluxo. A indicação é usá-la tanto na pré-oxigenação antes da intubação quanto no suporte respiratório não invasivo. Nos pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica, é preciso realizar monitoramento rigoroso, a fim de diagnosticar e tratar a deterioração clínica rapidamente e de forma eficaz.
Essa decisão da OMS foi tomada após publicações mais recentes que constaram que a Terapia não apresentava um maior risco de transmissão do vírus por dispersão no ar.
O gráfico do estudo Whittle JS, Pavlov I, Sacchetti AD, Atwood C, Rosenberg MS. Respiratory support for adult patients with COVID-19. JACEP Open. 2020;1–7. exibe bem esse comparativo entre a distância de dispersão de diversas modalidades de suplementação.
Os recursos tecnológicos são fundamentais em um momento complicado, como o que enfrentamos na pandemia do novo coronavírus. Além das inovações tecnológicas, é preciso contar com processos bem alinhados e pessoas bem treinadas. A busca da Fisher & Paykel nesse sentido é incessante, de forma que os resultados sejam efetivos para combater o acometimento respiratório da COVID19, por meio da terapia de alto fluxo.
Convidamos você a conhecer mais profundamente a terapia de alto fluxo nasal da Fisher & Paykel e todos os seus benefícios para os pacientes. Entre em contato conosco!