Transdutores de ultrassom: saiba quais os tipos e suas funções

transdutores de ultrassom
6 minutos para ler

Os transdutores de Ultrassom são partes fundamentais no funcionamento do aparelho, já que a finalidade é transformar um tipo de energia em ondas de Ultrassom. Existem vários modelos disponíveis no mercado, cada um para funções e diagnósticos específicos, como exames obstétricos, abdominais e ginecológicos, além de serem usados tanto em humanos quanto em animais.

Pensando na sua importância, elaboramos este conteúdo para explicar os principais tipos de transdutores, quando são usados, quais os cuidados a serem tomados e demais informações relevantes. Existem várias categorias de transdutores de Ultrassom disponíveis no mercado. Continue a leitura e veja a seguir quais sãos os principais!

Transdutor Linear

Trata-se de um modelo inserido nas principais marcas de aparelhos do mercado no Brasil. Seu uso é bastante amplo entre os profissionais da saúde, principalmente em exames em regiões superficiais como mama e tireóide, bem como exames vasculares.

Transdutor Endocavitário

É um tipo usado nos casos de exames ginecológicos e, em certas situações, pode ser utilizado também para procedimentos na região retal.

Transdutor Endocavitário Volumétrico

Possui as mesmas funções do convexo, sendo que a sua utilização é realizada por dentro do paciente. Esse aparelho produz imagens em 3D e, por esse motivo, se trata de um exame mais caro quando comparado aos outros, já que o resultado tem uma maior precisão.

Transdutor Convexo

É um equipamento que apresenta uma vasta aplicação e é encontrado em grande parte dos aparelhos de Ultrassom. É muito usado para a realização de exames em regiões mais profundas como a região abdominal, para a avaliação de órgãos como intestinos, fígado, estômago e vesícula, bem como exames obstétricos.

Transdutor Convexo Volumétrico

Trata-se de um aparelho que apresenta certas particularidades quando comparado com os outros, tendo em vista que, além de realizar exames por meio de pulso dos cristais, é usado fluido em seu interior para constituir imagens em três dimensões.

É um formato utilizado, principalmente por médicos ginecologistas e obstetras, com o intuito de captar imagens de fetos, além de possibilitar uma visão mais precisa sobre as características físicas do bebê.

Transdutor Micro convexo

É um aparelho usado nos casos de exames realizados em crianças e animais pequenos. É útil, portanto, em modelos mais específicos para pediatras ou veterinários de pets.

Transdutor Transesofágico

Trata-se de um aparelho usado em hospitais e grandes centros, com foco em exames cardiológicos. Nesse caso, ele é mais invasivo, por isso é preciso realizar a sedação.

Powered by Rock Convert

Transdutor Setorial (Cardio)

É usado por médicos cardiologistas para o diagnóstico de problemas cardíacos em adultos. Ele é semelhante ao transdutor linear, já que tem um formato plano.

Quais são os principais cuidados a serem tomados com os transdutores de Ultrassom?

É importante ter em mente que a vida útil do aparelho vai depender dos cuidados, manutenção, limpeza e conservação. Por esse motivo, é essencial tomar alguns cuidados especiais, como passar gel não somente no paciente, mas no equipamento também. No momento de limpar, evite fazer muita força ou esfregar, já que o material utilizado para o seu revestimento é frágil.

Após ter a certeza que o transdutor não está mais sujo de gel, o indicado é tirar a proteção e usar uma gaze ou um pano macio embebido com água, ou sabão líquido para remover qualquer resto de material em sua superfície. Após, quando for preciso enxaguar, é preciso tomar muito cuidado e secar logo em seguida. Ao escolher o produto de limpeza, também é importante se atentar de que ele seja adequado para a aplicação do transdutor e que seja compatível quimicamente com os seus materiais, principalmente pelo fato do uso de produtos não recomendados pode danificar o equipamento e representar riscos relativos à má higienização.

Antes de começar o processo de limpeza, é possível consultar o material do equipamento e seguir o passo a passo indicado, no intuito de evitar qualquer erro que possa comprometer o seu funcionamento. Com o objetivo de garantir a segurança do aparelho, também é necessário evitar a sua soltura ou que ele fique em cima do paciente, tendo em vista que essa prática pode causar choques, batidas e demais problemas desnecessários.

Como escolher o equipamento de Ultrassom mais adequado?

Pelo fato de existirem diversos modelos no mercado, é importante entender quais critérios devem ser observados, considerando as necessidades do estabelecimento. A compra deve, portanto, atender às expectativas e promover o aprimoramento dos serviços prestados. Veja a seguir o que você pode analisar aos adquirir um transdutor de Ultrassom.

Local que será usado

Considerar o local em que o aparelho será usado é um dos primeiros pontos que devem ser avaliados. Isso porque muitos equipamentos precisam ser deslocados de um setor para outro, portanto, o ideal é contar com os modelos que apresentam essa mobilidade.

Certificação do equipamento

Outra questão que é preciso considerar está ligada à certificação oferecida pelo INMETRO ou ISO do equipamento, já que se trata de uma garantia que o item respeita à todas as requisições técnicas, além de apresentar qualidade, eficiência e durabilidade.

Orçamento disponível para a aquisição

O custo de aquisição do aparelho de Ultrassom pode ser um pouco elevado. Nesse sentido, é importante analisar o valor disponível na hora de ter a segurança necessária de que o montante gasto não vai prejudicar a compra de demais equipamentos. Você também pode avaliar a possibilidade de fazer a locação do equipamento.

Especificações técnicas

Antes de fazer a compra do aparelho que parece ser o ideal no estabelecimento, é importante verificar quais são os padrões adequados para a sua linha de atuação. Entre as principais especificações estão o tipo de sistema (digital, DICOM, saída de energia, entre outros).

Conseguiu entender melhor o que são os transdutores de Ultrassom, seus principais tipos, com conservá-los e de que forma é possível adquirir o equipamento ideal? Além disso, é importante contar com uma empresa especializada, reconhecida no mercado e com suporte apropriado, para encontrar as melhores soluções de equipamentos hospitalares, com qualidade e tecnologia de ponta como a Sinal Vital.

Quer conhecer quais são os produtos oferecidos pela Sinal Vidal? Então, acesse nossa página agora mesmo e esclareça suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário