Qual a importância do treinamento de produtos para a equipe médica?

treinamento da equipe médica
7 minutos para ler

A tecnologia proporciona um atendimento de saúde com maior qualidade e segurança. Ela desempenha um papel essencial na otimização de tratamentos, melhora de diagnósticos e recuperação mais rápida dos pacientes. Entretanto, para que tudo isso dê certo, é preciso que haja treinamento da equipe médica na hora de utilizar os equipamentos da maneira adequada.

Os profissionais precisam ter um bom domínio de todas as funcionalidades dos produtos para que faça um bom uso dessas inovações, inclusive com o intuito de agilizar o trabalho de hospitais e clínicas médicas. Quer entender um pouco sobre essa questão? Então acompanhe o nosso post e descubra por que a capacitação para a utilização dos equipamentos médicos deve fazer parte da rotina dos serviços de saúde!

Qual a importância do treinamento da equipe médica para uso dos equipamentos?

Os aparelhos médicos estão cada vez mais tecnológicos, apresentando uma série de funcionalidades que melhoram o atendimento e suporte ao paciente. Vale ressaltar, no entanto, que esses são equipamentos que apresentam particularidades, seja na hora do manuseio, ou no momento de fazer a configuração. 

Nesse sentido, é preciso saber como operar essas máquinas segundo as especificidades do fabricante. Quando se trata da área da saúde, qualquer erro pode ter consequências mais graves, o que pode colocar a vida de pessoas em risco.

De acordo com Alex Melo, especialista de produtos da Sinal Vital, é de extrema importância que as equipes de saúde e engenharia clínica sejam devidamente treinadas para garantir a melhor performance dos equipamentos e segurança dos pacientes e usuários.

“É de extrema importância que as equipes de saúde e engenharia clínica sejam treinadas para assegurar a melhor performance do equipamento, otimizar a recuperação do paciente e garantir a segurança do usuário.”, destaca.

Entender o funcionamento de cada produto envolvido se faz necessário também para agilizar a rotina do hospital, visto que o profissional ganha tempo ao lidar com cada aparelho, realizando um atendimento de melhor qualidade.

Quais as vantagens desses treinamentos em relação à conservação dos equipamentos?

Quando se fala nos aparelhos utilizados nos serviços médicos, é preciso ter em mente a necessidade de seguir todas as normas para garantir uma boa conservação, funcionamento adequado e vida útil do produto. Isso porque são tecnologias que exigem um investimento alto, além de serem indispensáveis para o fluxo de trabalho de um hospital, atendendo os pacientes 24 horas por dia.

Então, saber utilizar essas máquinas de forma a prevenir imprevistos que possam paralisar alguma atividade de atendimento é fundamental. Imagine, por exemplo, um uso indevido de um bisturi elétrico? Equívocos na hora de manusear este equipamento podem gerar queimaduras no paciente e/ou choque ao usuário. Os riscos são enormes!

É nesse ponto que entra a importância do treinamento da equipe médica: “É uma forma de reduzir os custos com manutenção corretiva e de otimizar os recursos desses equipamentos. O objetivo é que os aparelhos médicos sejam usados de maneira adequada, evitando erros de operação e, consequentemente, danos ao paciente e ao usuário”, completa Melo.

Quais os desafios enfrentados para a aplicação dos treinamentos nas instituições?

Apesar da necessidade de treinar a equipe médica em clínicas, laboratórios e hospitais, sabemos que existem alguns obstáculos para a realização constante dessa capacitação.

Powered by Rock Convert

Segundo Melo, os principais desafios são:

  • longa e estressante jornada de trabalho dos profissionais das instituições;
  • indisponibilidade na realização dos treinamentos;
  • resistência de alguns participantes para se adequar à novas tecnologias e conceitos. 

Contudo, são dificuldades que podem ser superadas, principalmente quando o hospital ou clínica incorpora em sua cultura a necessidade da capacitação e atualização constante de suas equipes, a fim de realizar um serviço com maior qualidade e também com o objetivo de evitar imprevistos.

“Além disso, é importante que a instituição valorize e priorize a aplicação dos treinamentos para possibilitar que o profissional se dedique apenas a esse momento, de forma que ele esteja sempre motivado a participar”, recomenda Melo.

Em resumo, é imprescindível que a gestão estipule, no cronograma de trabalho das equipes médicas, os dias e horários específicos para que possam receber todas as orientações quanto ao melhor uso dos equipamentos. Com isso, não há problemas em comprometer as outras atividades e o profissional pode se concentrar para conhecer novas tecnologias e conceitos, praticar e esclarecer as dúvidas durante a capacitação.

Como funcionam os treinamentos de produtos oferecidos pela Sinal Vital?

A Sinal Vital tem 15 anos de mercado no fornecimento de itens e serviços especializados de tecnologia na área da saúde. Dessa forma, ela realiza o treinamento da equipe médica para o uso correto dos produtos. Eles são oferecidos no momento da aquisição de novos aparelhos ou em caso de reciclagem dos profissionais.

Pouco tempo depois que é feita instalação dos equipamentos pela assistência técnica, a equipe de especialistas em produtos entra em contato com o cliente para agendar os dias e horários que sejam mais adequados com a sua realidade.

“Durante os dias agendados, os colaboradores de saúde e a de engenharia clínica participam dos treinamentos, momento em que recebem as orientações, praticam e esclarecem as suas dúvidas quanto ao uso dos equipamentos adquiridos pela instituição. Passado esse período, a equipe da Sinal Vital permanece em contato direto com o cliente, até que os usuários estejam familiarizados com os novos produtos”, explica Melo.

Facilidade no agendamento

Os clientes contam com a opção de agendar os treinamentos por telefone, e-mail ou WhatsApp, sendo que esses encontros são realizados presencialmente no local onde o cliente deseja. A empresa também disponibiliza suporte remoto, orientações por videochamada, mensagens de texto ou ainda por meio de vídeos com orientações, que estão disponíveis no YouTube.

“Em resumo, contamos com uma equipe de suporte ágil e capacitado, que está disponível no momento em que o cliente precisar. Presencialmente ou de forma remota, a Sinal Vital está sempre em busca de meios para suprir as necessidades de seu público”, finaliza Melo.

O treinamento da equipe médica voltado ao manejo dos equipamentos da forma adequada deve ser uma prática constante em hospitais, clínicas e laboratórios. No caso da Sinal Vital, os especialistas são treinados diretamente com o fabricante absorvendo todos os protocolos internacionais de manuseio correto do equipamento em questão. Além de ser uma maneira de garantir uma boa conservação dos aparelhos, é uma forma de assegurar a saúde e o bem-estar de pacientes e profissionais – função principal de uma instituição de saúde.

Precisa adquirir equipamentos médicos? Entre em contato com a Sinal Vital e tenha acesso aos produtos dos principais fabricantes dessa área, além de um treinamento de qualidade para a sua equipe!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário