Entenda qual é o papel da ultrassonografia no Outubro Rosa

ultrassonografia no outubro rosa
4 minutos para ler

A partir dos anos 90, outubro passou a ser o mês da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto, o movimento tem como objetivo disseminar informações sobre essa doença (recentemente, o câncer no colo do útero também começou a fazer parte da campanha). Entre as informações, o uso da ultrassonografia no outubro rosa vem ganhando destaque.

A avaliação ultrassonográfica tem um papel fundamental para o Outubro Rosa, pois é uma técnica que possibilita a avaliação de lesões suspeitas. Por meio dessa ferramenta, é possível realizar um diagnóstico precoce, o que é essencial na busca da cura ou sobrevida das pacientes.

A ultrassonografia no Outubro Rosa é um procedimento que tem por objetivo identificar com antecedência doenças como o câncer de mama, que acomete majoritariamente as mulheres. O objetivo do movimento é reduzir os casos que ocorrem no Brasil que ainda são bastante altos.

Devido à importância desse tema, neste artigo, vamos falar melhor sobre as funcionalidades da ultrassonografia durante a campanha e o porquê de ela ser necessária para a saúde da mulher. Continue a leitura e saiba mais!

Como é o Outubro Rosa no Brasil?

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais fatal no caso das mulheres. Apenas em 2020, a estimativa é que o Brasil tenha 66.280 casos novos, que é um número bem alto. Por terem o seio maior, assim como mais quantidade de hormônios femininos, as mulheres são as principais vítimas da doença. Outros fatores de risco são a menstruação precoce e o parto tardio, bem como o histórico de câncer de mama na família.

Em busca da prevenção e diagnóstico precoce, o Outubro Rosa se tornou uma campanha de conscientização fundamental sobre a doença. Durante um mês, as mulheres veem propagandas e cartazes sobre o autoexame, a mamografia, ultrassom e dados importantes sobre o câncer de mama.

Powered by Rock Convert

Qual é a importância da ultrassonografia no combate ao câncer de mama?

Ainda que o autoexame seja importante, ele não consegue identificar precocemente a doença, já que os nódulos se formam quando o câncer está em estágio mais avançado. Por isso, as mulheres que têm de 40 a 69 anos devem também fazer a mamografia. Se você tem histórico da doença na família e ainda não tiver essa idade, continua sendo necessário fazer o exame.

Enquanto a mamografia utiliza radiação ionizante para chegar ao seu resultado a ultrassonografia de mamas é feita com ondas sonoras que não possuem efeitos colaterais ou contraindicações, tornando-se um exame complementar à mamografia. Logo, não é necessário em todos os casos. Por meio do procedimento, é possível:

  • verificar a existência de abcessos;
  • diferenciar e caracterizar nódulos;
  • analisar implantes de mamas;
  • verificar assimetrias;
  • entre outros.

Caso a ultrassonografia de mamas apresente alterações, o médico avalia se as lesões são benignas ou malignas e, assim, orienta a paciente e dá início ao tratamento. Portanto, em muitas situações, esse exame possui um papel fundamental. A campanha no mês de outubro serve para conscientizar as pessoas quanto aos passos que devem ser dados em busca de uma saúde de qualidade.

Para oferecer as melhores condições de diagnóstico às pacientes em relação à ultrassonografia no Outubro Rosa, é importante ter equipamentos de primeira linha. Nesse caso, o DC60 X-Insight da Mindray é uma ótima opção: o design moderno e a tela a partir de 21″ possibilitam diversas aplicações, entre elas toda a jornada de saúde da mulher.

A ultrassonografia no Outubro Rosa é um procedimento que tem por objetivo identificar com antecedência doenças como o câncer de mama, que acomete majoritariamente as mulheres. O objetivo do movimento é reduzir os casos que ocorrem no Brasil, que, como foi visto, ainda são bastante altos.

Viu como a ultrassonografia é importante no diagnóstico precoce da doença? Para disseminar essa informação, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário